Inventários Físicos

Para gerir corretamente os bens patrimoniais da sua empresa, é necessário ter o controle completo do inventário físico patrimonial. Temos profissionais experientes na avaliação de ativos, que atuam com agilidade e organização.

O que é?

A ausência de controles internos efetivos pode levar a empresa a assumir prejuízos significativos na gestão de ativos e abre espaço para outros riscos relacionados a esses recursos.

 

Por isso, nossa equipe atua com agilidade e organização em um trabalho extenso de controle e inspeção das condições físicas de quaisquer itens que a sua empresa tem à disposição.

 

Veja como funciona, em detalhes, como oferecemos esse serviço:

Inventário de ativo fixo

Somos responsáveis por efetuar a inspeção das condições físicas dos bens e identificar os itens por meio de plaquetas de identificação, além de compará-los com o registro contábil da sua empresa.

 

Nossos procedimentos cumprem todas as demandas previstas pela Norma Contábil vigente no Brasil, regida pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, através do CPC 27 – Ativo Imobilizado. Ao final da avaliação, emitimos o laudo de inventário físico do ativo imobilizado, que é objeto de avaliação das principais empresas globais de auditoria (Big Four).

Vantagens

Planejamento e definição do layout do arquivo

Inventário físico do ativo imobilizado

Fixação de plaqueta de identificação

Levantamento contábil e conciliação das quantidades

Input das quantidades e valores no sistema

Implantação de controles de gestão do ativo fixo

Avaliação da vida útil do ativo imobilizado

As Normas Contábeis Brasileiras, regidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, através do pronunciamento CPC 27, alteraram a forma de cálculo da depreciação, passando a ser efetuada através da expectativa da vida útil de cada bem de forma individual, dependendo de sua utilização, descontinuando a taxa padrão de depreciação fiscal para todas as empresas.

 

O pronunciamento também prevê que a vida útil dos ativos deve ser determinada – aplicada de forma prospectiva – pelo menos uma vez ao ano. Nossos especialistas fazem a análise das condições físicas de uso dos bens e avaliam a forma como cada ativo imobilizado é utilizado nas operações da empresa. Com base em uma análise técnica do desgaste dos bens, é calculada a vida útil residual utilizada para o cálculo da depreciação.

 

Ao final da análise, fornecemos aos nossos clientes a planilha que contempla todos os ativos avaliados para que ela seja inserida ao sistema de controle de ativos. Além disso, fornecemos o laudo de determinação de estimativa de vida útil específica, considerando a forma de utilização do bem e o estado físico em que ele se encontra.

 

Nossos laudos são objeto de análise pelas principais firmas de auditoria globais (Big Four) e servirão de base para calcular a depreciação de maneira correta.

Análise da recuperabilidade dos ativos – Impairment

Anualmente, é recomendável que as empresas efetuem uma análise da recuperabilidade dos seus ativos, sejam eles imobilizados, intangíveis, financeiros e outros. Essa análise tem como objetivo identificar itens obsoletos, ou cujo valor contábil é superior ao seu valor justo ou em uso.

 

As Normas Brasileiras de Contabilidade são regidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, e o pronunciamento CPC 01 aponta os detalhes do teste de recuperabilidade, também conhecido como teste de impairment.

 

Nosso time possui vasta experiência na análise de impairment de médias e grandes empresas, estabelecidas no Brasil e com reporte ao exterior, aplicando os conceitos das normas locais, internacionais (IFRS)
e americanas (USGAAP).

 

Ao final de nossas análises, emitimos um relatório com embasamento técnico e detalhes das análises efetuadas. Esses relatórios são objeto de análise e validação das principais firmas de auditoria globais (Big Four) e garantem uma análise imparcial de seus ativos.

Inventário de estoques

Prática de identificação, classificação e contagem dos produtos à venda disponíveis na empresa. As normas contábeis preveem que as empresas adotem o inventário físico dos estoques como melhor prática para reconciliação dos saldos físicos e contábeis.

 

Nossos profissionais são experientes na prestação de serviços de contagem física de estoques. Começamos nossos trabalhos com um planejamento das atividades, treinando as equipes responsáveis da sua empresa, organizando itens, inspecionando-os fisicamente, compilando dados e realizando a conciliação contábil.

 

Ao final desse processo, emitimos um laudo de inventário físico, no qual constam todas as atividades executados, os critérios utilizados e a conclusão. Nossos laudos são objeto de análise e validação pelas principais firmas de auditoria globais (Big Four).


Realizamos dois tipos de inventário de estoques:

Inventário rotativo

Inventário periódico

Serve para quem e para quê?

  • Para empresas que buscam identificar a real posição dos estoques e ativos para registro contábil
  • Para maior controle e organização dos produtos e ativos da empresa
  • Para uma assessoria especializada de profissionais que possuem profundo conhecimento na gestão de ativos e estoques
  • Para implantação de procedimentos de contagem e futuro acompanhamento pela administração da empresa

Fale com um especialista

Renato, Aldo, Anselmo e Tiago são profissionais de referência e com ampla experiência na área. Eles também lideram cerca de 100 colaboradores prontos para trazer as melhores soluções para a sua empresa.

Quer entrar em contato? Clique no botão abaixo

Siga nossas redes sociais e acompanhe a RRA de perto!